Ensino médio, quem deve escolher o curso?
O ensino médio é mais do que um nível escolar, é uma das melhores fases para um estudante, com mudanças a acontecer no estilo de vida, na fisionomia e no estilo de vida dos adolescentes.
É tão emocionante ser mãe e olhar para a imagem da sua filha já adolescente, a minha acabou de fazer 15 anos, e pensar que já vai ter a responsabilidade de escolher o que quer fazer ou seja, o curso que vai passar 4 anos estudando e que talvez seja o que lhe leve a profissão da sua vida.
No primeiro dia da creche, deu um frio na barriga e um aperto no coração, mas tinha a garantia de ter escolhido a melhor creche, as melhores condições e podia lá ir dar de mamar e verificar se estava tudo bem. Algo parecido com as escolas onde estudou os primeiros anos, a escolha não era dela, e eu tinha certeza que ficaria tudo bem.
No ensino médio, há a liberdade e a dúvida, quem vai escolher o curso, ela ou eu? Eu cheia de dúvidas e inseguranças, chego a casa e ela me diz: “mamã, andei a pesquisar e já encontrei 3 opções de escola com cursos da área que pretendo, desenho.” Como assim, a minha menina cresceu a esse ponto? E eu, não tenho voto na matéria, não posso fazer uma sugestão de cursos bons e escolas igualmente boas?
E as minhas expectativas?
Claro que não a enchi com as minhas “cenas de mãe”, ouvi as opções e pus-me logo a certificar, a pedir referências sobre as escolas, os professores, os programas curriculares dos cursos, informações que acalmassem as minhas dúvidas e cá estamos.
Ensino médio, quem deve escolher o curso?
Se escolhi o curso? Não, claro que não e está tudo bem? Não, ainda não fui visitar as escolas e conversar com alguém da direcção, mas claro que já agendei as visitas. A escolha para o curso pode até ser dela, mas a filha é minha e claro que vou me assegurar de que ela vai ficar bem dentro das suas escolhas.
E com vocês, tudo bem com as escolhas dos vossos filhos para o ensino médio? Quem escolheu, eles ou vocês?
Excelente . Ao ler, viajei no tempo passado e lembrei do momento em que tive de escolher o curso que faria na faculdade. Os meus pais sempre deram uma certa liberdade para fazermos as nossas escolhas pelo menos neste aspecto e orientaram a escolha de cada um. 👌🏾
Olá Noémia,
Obrigada por estar connosco nesta jornada. Realmente é assustador para quem escolhe e para os pais que esperam um futuro risonho para os filhos. Ainda bem que há várias opções de cursos disponíveis ao contrário de orientadores vocacionais.