Eu conheci uma jovem senhora recentemente e sinceramente deu-me vontade de abraçá-la e dizer o que este texto diz, para fazer um apelo à autoestima dela, minha e de várias outras mulheres que após a separação acham ou sentem que o mundo acabou, se destratam tanto que esquecem de ser a pessoa mais importante das suas próprias vidas. Não sou psicóloga, então não lhem para isso como terapia.
A vida pode parecer um caminho tortuoso depois de uma separação, especialmente quando há filhos envolvidos. Muitas vezes, tu te vês submersa num mar de responsabilidades, perdendo de vista quem és além de mãe e cuidadora. É um fenómeno preocupante, observar mulheres deixarem de lado as suas próprias vidas, interesses e até mesmo a sua saúde emocional após o fim de um relacionamento. Este blogpost é uma chamada de atenção para que despertes para a importância de recuperar o controle da tua vida e lembrares de que a tua felicidade e bem-estar importam tanto quanto a dos teus filhos.
Perdendo-te na maternidade
A maternidade é uma jornada maravilhosa, mas também pode ser absorvente. Muitas vezes, tu te entregas tão completamente ao papel de mãe que perdes de vista a tua identidade individual. Quando uma separação acontece, pode ser que te sintas perdida, sem rumo e sem saber como reconstruir a tua vida. E é compreensível que os filhos se tornem a tua prioridade número um, mas é fundamental lembrar que uma mãe feliz e realizada é o melhor presente que podemos dar a eles.
Recupera o controlo da tua vida
É hora de tu tomares as rédeas da tua própria vida novamente. Isso não significa negligenciar os filhos, mas sim encontrar um equilíbrio saudável entre ser mãe e ser uma pessoa completa. É importante fazeres coisas que te tragam alegria e realização pessoal, seja dedicando tempo a hobbies, buscando novas oportunidades profissionais ou simplesmente reservando um tempo para ti mesma. Ao reconectares-te contigo mesma, tu te tornas um exemplo poderoso para teus filhos, mostrando-lhes a importância da autoestima e do auto-desenvolvimento.
Abre-te novamente para o Amor
Uma separação não significa o fim do amor e da felicidade. É perfeitamente natural que te sintas relutante em abrir o teu coração novamente após uma experiência dolorosa, mas é importante lembrar que o amor está sempre à tua espera, se estiveres disposta a recebê-lo. Não tenhas medo de te permitires apaixonar novamente, mas lembra-te sempre de priorizar a tua própria felicidade e bem-estar emocional.
Conclusão: A Vida é tua para Viver
Às mulheres que se perderam no turbilhão da maternidade e da separação, quero lembrar que a vida é tua para viver como quiseres, lembra-te dos teus sonhos, planos e projectos antes de tudo acontecer, conversa com pessoas que te admiravam e achavam o máximo e pergunta porque te admiravam, vais te surpreender com as respostas incríveis.
Não permitas que as circunstâncias definam quem és ou o que podes alcançar. Assume o controle, busca a tua felicidade e lembra-te de que, ao cuidar de ti mesma, estás a dar o melhor exemplo possível para os teus filhos. Mereces uma vida plena e satisfatória, e é hora de reivindicá-la.
Eu te vejo, te aceito e te admiro.