Por que mulheres bem sucedidas têm mais dificuldades em encontrar parceiros?
Ser uma mulher bem sucedida em Angola pode ter suas recompensas, como reconhecimento profissional, pessoal e financeiro e independência económica. Mas, muitas destas mulheres também enfrentam vários desafios como a dificuldade de encontrar um parceiro que seja compatível com as suas exigências pessoais. Por que isso acontece?
Em primeiro lugar, muitas mulheres angolanas bem sucedidas enfrentam um desequilíbrio de género nas suas áreas de trabalho. Embora estejam cada vez mais presentes em posições de liderança, ainda são em menor número em muitos campos profissionais se não em todos o que pode limitar o pool de candidatos em potencial para as mulheres.
Maiores dificuldades enfrentadas
Além disso, muitas mulheres bem sucedidas enfrentam estereótipos de género e preconceitos nas suas carreiras. Algumas pessoas principalmente homens, olham para elas como pessoas ambiciosas, arrogantes ou intimidantes, o que pode afectar a sua capacidade de formar relacionamentos românticos. Algumas mulheres são vistas como uma ameaça para a masculinidade dos homens, o que leva-os a evitar relacionamentos com mulheres que tenham mais sucesso profissional do que eles.
Outro desafio é que muitas mulheres bem sucedidas têm horários ocupados e exigentes, podem estar tão concentradas nas suas carreiras e outras responsabilidades profissionais que não têm tempo para se socializar e conhecer novas pessoas. E quando finalmente encontram alguém, pode ser difícil encontrar tempo para sustentar o relacionamento.
Mulheres, a felicidade e o sucesso vêm em muitas formas diferentes
Apesar dos desafios únicos que enfrentam, as mulheres bem sucedidas é importante lembrar que a felicidade e o sucesso vêm em muitas formas diferentes. É possível ter uma carreira bem sucedida e um relacionamento feliz ao mesmo tempo. É importante também lembrar que não há um “caminho certo” para encontrar um parceiro, cada pessoa tem as suas próprias preferências e necessidades. No entanto, encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal é fundamental.
Fazer gestão do tempo e conseguir distribuir pelas actividades que trazem felicidade e relaxe como hobbies, desporto ou actividades sociais, podem ajudar a expandir o círculo social e aumentar as chances de encontrar um parceiro compatível. Também pode ser útil participar em actividades de grupo, procurar relacionar-se com pessoas em ambientes que compartilham os mesmos valores e interesses, como grupos de voluntariado, clubes (enfim, pode ser em restaurantes, bares temáticos, resorts) ou eventos de networking.
Todo o texto acima está escrito de formas a analisar “imparcialmente” uma situação que acontece inspirado num artigo que o site publico.pt publicou no dia 2 de Abril. Na verdade, embora encontrar um parceiro compatível possa ser um desafio para mulheres bem sucedidas, é importante lembrar que o sucesso é definido de muitas maneiras diferentes e que as mulheres podem encontrar satisfação e felicidade em todas as áreas das suas vidas.
Na minha opinião, cada mulher sabe de si e cuida da sua vida como quiser, define suas próprias metas, estilo de vida e prioridades. Claro que ter um relacionamento é uma coisa divertida, mas não pode definir uma pessoa. Famílias são instituições sociais e no tempo certo de cada pessoa, cada um desenvolve ou cria a sua.