Para mim a vida pode ser comparada com muitas coisas, e na adolescência queremos esclarecer as nossas dúvidas sobre tudo, mas não pelo que nos dizem, queremos ter a certeza.
Nesta fase, há aquela pressão para escolhermos o curso que queremos, a profissão que vamos seguir para “O RESTO DAS NOSSAS VIDAS“, “sem pressão” dizem eles, mas como não? E fica aquela dúvida entre o que gostamos e o que dá dinheiro. As escolhas mais difíceis das nossas vidas. Parece que ainda ontem tínhamos muito tempo, ainda éramos “muito jovens”, ainda somos jovens, mas parece sempre que estamos atrasados, a vida não espera por ninguém.
Todos temos expectativas para o futuro. Quem nunca disse para si mesma(o) “quando crescer serei rica(o)”? Dizem que a adolescência é a melhor fase para se tentar atingir essa meta, mas os adolescentes andam muito ocupados em busca da aprovação dos outros, o que nos leva a outro tópico, as amizades. Na vida de um adolescente as amizades podem influenciar em tudo, daí a necessidade de serem bem escolhidas, boas amizades na adolescência podem mudar a vida de um indivíduo.
Dizem que os amigos são a família que escolhemos, mas e a família com que nascemos? Os nossos parentes podem ser meio chatos às vezes, com certeza pensam isso de nós também, mas terão sempre bons e maus momentos, mas no final de tudo a família será sempre aquele porto seguro que todos precisamos, o segredo é não nos chatearmos muito com eles. É claro que existirão sempre casos e casos, eu pelo menos dei a sorte de calhar com uma boa família.
Na adolescência a nossa liberdade é uma das coisas mais importantes, independência é um dos nossos maiores sonhos, muitos dos nossos objectivos giram em torno de independência, mas sendo uma adolescente, sem dinheiro, muito menos um emprego, fica muito difícil.
Resumindo, é complicado ser uma adolescente, embora haja inúmeras vantagens.
Um conselho para todas(os) as(os) adolescentes: fé em Deus, coragem, foco e dedicação, a vida continua e o caminho é para frente.
Weza K