A Copa do mundo de futebol feminino está já no fim, mas não deixaríamos de fazer um especial sobre essas mulheres fenomenais. Primeiro pela audácia, a coragem e a capacidade de fazerem a coisa que é considerada “mais masculina de todas” socialmente, mas pela mentalidade feminina de fazerem algo que gostam e se sentirem completamente à vontade.
A Copa do Mundo de futebol 2023 acontece de 20 de Julho a 20 de Agosto em dois países diferentes, Austrália e na Nova Zelândia. Com 32 selecções a participar pela primeira vez em 2023, já que a competição albergava apenas 24 selecções a jogar para alcançar o título da maior competição de futebol feminino do planeta. Dentre estas equipas, encontram-se 4 selecções africanas: África do Sul, Nigéria e as estreias da Zâmbia e Marrocos.
Surpreendentemente foram aos oitavos de final as selecções da Nigéria que foi eliminada pela selecção da Inglaterra nas grandes penalidades e a África do Sul que foi eliminada pela selecção da Holanda. Mas, de forma geral tiveram um desempenho espectacular e estão de parabéns estás bravas atletas cheias de garra que com certeza sentem-se orgulhosas pelo desempenho.
Já há vários acontecimentos inesperados como a eliminação na fase de grupos da selecção Brasileira que empatou com a selecção Jamaicana e não se apurou à fase seguinte e a despedida da grande MARTA que depois de +20 anos dedicada aos campos, despede-se do futebol em grande estilo aos 37 anos.
“Sabe o que é legal? Eu não tinha uma ídola no futebol feminino. Vocês (imprensa) não mostravam o futebol feminino. Como eu ia entender que eu poderia ser uma jogadora, chegar à selecção, sem ter uma referência? Hoje a gente sai na rua e os pais falam: ‘minha filha quer ser igual a você’. Hoje temos nossas próprias referências. Não teria acontecido isso sem superar os obstáculos. É uma persistência contínua. Há 20 anos, em 2003, ninguém conhecia a Marta. Em 2022, viramos referência para o mundo inteiro”.
Marta – AQUI
As selecções da Colômbia, França, Inglaterra, Austrália, Espanha, Holanda, Japão e Suécia são as oito qualificadas aos quartos de final que está a ser disputada de 10 a 12 de Agosto. Destas selecções, apenas a do Japão já conquistou o título mundial.
Não deixem de acompanhar as emoções desta Copa do mundo de futebol feminino que está a surpreender a todos, com situações hilárias como a goleada da selecção do Haiti, jogos incríveis com um desempenho de alto nível das atletas como Brasil vs Jamaica, África do Sul vs Itália.
Fonte da imagem AQUI