Escolher o nome para os filhos pode ser uma tarefa difícil. Afinal, o nome representa a pessoa que o carrega e é a forma como nos identificamos e nos tornamos presentes oficialmente. Além disso, o nome pode ter simbolismos que interferem na personalidade e estilo de vida de quem o tem.
Algumas famílias fazem sessões de escolha do nome, principalmente quando é para o primeiro filho, primeiro neto ou sobrinho. Nesses momentos, todos querem escolher o melhor nome. Oficialmente, cabe aos pais o direito de escolher o nome, o que não é uma tarefa fácil, já que existem muitas opções e muitas questões a considerar.
Para facilitar o processo de escolha do nome, sugiro que façam uma lista para descartar ideias de nomes que de certeza não querem. Por exemplo, querem nomes em línguas nacionais, vão escolher o nome para homenagear algum familiar (chará) ou não? Quantos nomes vão escolher? (Por lei, a criança deve ter dois nomes próprios, mais os sobrenomes dos pais. Então, é possível deixar que cada um dos pais escolha um nome).
No entanto, todos os envolvidos devem lembrar que o documento “nomilístico” que rege a aceitação ou não dos nomes em Angola é bem antigo, dos anos antes de 1900 (se não estiver errada). Portanto, a única forma de contornar o documento e trazer um nome novo ou diferente para registrar o seu filho com o nome que quiser e sem ter problemas, passa pela coerência na hora de decidir escolher o nome.
Algumas dicas importantes a considerar na hora de escolher o nome do seu filho são:
- O nome completo deve ser formado por dois nomes próprios (ex: Ana Cristina) + o sobrenome da mãe + o sobrenome do pai;
- O nome deve ser justificável. Mesmo que siga a tendência atual de nomes, os pais devem saber explicar o porquê;
- Se o nome for em alguma língua nacional ou outra que não seja a língua portuguesa, os pais devem conhecer o significado e a tradução do mesmo para evitar que seja barrado;
- Se os pais decidirem fazer junção dos seus nomes ou dos avós para criar um nome original, devem pensar no bem da criança e criar um nome com lógica.
Em suma, escolher o nome do seu filho é uma decisão importante e que deve ser tomada com muito cuidado e atenção. Seguindo essas dicas, é possível escolher um nome que reflicta a personalidade da criança e seja um presente para a vida toda.