Saudades Pai, é um texto de Noemia João que realça o papel e a influência de um pai na vida de uma filha.
Querido pai, tenho muitas saudades…
Penso em ti todos os dias e mesmo passado 7 anos, parece que partiste ontem..há semanas que choro todos os dias como se tudo tivesse acontecido ontem.
Fico sempre com a estranha sensação de que me terias dito alguma coisa no teu último minuto porque tinhas sempre algo positivo a dizer e eu sei que, em algum momento perguntaste por mim mas, infelizmente não tive o prazer de te ver pela última vez.
Vivemos muitas coisas boas como família e várias vezes me sinto nostálgica e revivo mentalmente alguns dos muitos momentos felizes que vivemos.
E sobre as coisas mais difíceis que já enfrentamos juntos, não me entristece porque tu foste a pessoa que me ensinou a manter a calma e pensar com clareza para tomar as melhores decisões não importa a gravidade da situação.
Sempre foste o melhor pai que podíamos ter e se fosse possível escolher quem seria o meu pai mesmo antes de nascer, não tenhas dúvidas, eu te escolheria.
Eras um homem de poucas palavras mas durante toda a tua vida ao nosso lado, disseste tudo com a tua forma de ser, com a tua forma de encarar as dificuldades, com a tua humildade mental, com a forma carinhosa de cuidar da tua família, a tua bondade e a forma como marcaste a vida muitas outras pessoas que até hoje choram a tua partida.
Nunca vou me esquecer dos vários sacrifícios que fizeste em prol da tua querida esposa e dos teus filhos. O teu exemplo de perseverança e amor leal me ensinou que o amor não é apenas dizer “Eu te amo” o amor é fazer café para o nosso parceiro (a) mesmo que não gostemos de café, o amor é ter a coragem de pedir desculpas, o amor é enfrentar as dificuldades juntos, o amor é sacrificar o próprio conforto para priorizar a pessoa que mais precisa e por fim o amor é orar pela sua família.
Sempre fizeste o melhor para estarmos unidos em sentido espiritual sendo que, com muito ou com pouco em sentido material, deste tudo para nos mantermos confortáveis.
És a melhor pessoa que conheci em toda a minha vida e várias vezes, pensei que te amava mais em relação a mãe.
Sabes, quando me olho no espelho, eu vejo os teus olhos nos meus olhos…lembro da tua voz do teu cheiro, do teu sorriso e por último fica gravada na minha mente tu sentado habitualmente por baixo de uma árvore a ler.
Aí meu pai !..se eu soubesse, teria tido a oportunidade de tocar a tua mão, teria te dado um beijo e um último forte abraço. No final teria dito…
Vai em paz
Que textão! Noémia. Um abraço enorme.
Tenho pouquíssimas memórias com o meu pai. Por muitos e longos anos me senti órfã de um pai vivo. Saudades daquilo que não vivi.
Nos agarramos às memórias vagas da infância extremamente curtas que tivemos.
Por isso, devemos beijar, abraçar, celebrar a vida enquanto ainda a temos, pois ela é como uma nuvem que rapidamente desaparece.
Sinto muito que não tenhas tido a presença de um pai. Um pai ausente realmente traz consigo um vazio em nós mas, felizmente tive um pai maravilhoso que deixou um legado inestimável para a sua família.
Mesmo que não tenhas tido presente é possível conviver com esta situação e ir falando com pessoas que vivem o mesmo mas que arranjam mecanismos saudáveis para preencher esta lacuna.
Texto maravilhoso, não consegui conter as lágrimas, infelizmente partiu o meu amado e querido tio no ano de 2019, eu lhe tinha como um pai, eu preferia passar o meu tempo com ele do que com o meu progenitor (risos). O progenitor ficava com muitos ciúmes por preferir estar com ele, e até hoje eu coloco em mente que ele está de ferias, e que um dia nós voltaremos a ver.