O que fazer depois do ensino médio? Esta é a pergunta de um milhão para a maioria dos adolescentes que concordam que o médio está dividido entre aproveitar a vida ao máximo com os amigos e estudar para entrar numa boa faculdade, talvez conseguir uma bolsa, começar a pensar no futuro, etc.
Quando me lembro que daqui a pouco vou terminar o médio, dois pensamentos me vêm a cabeça, um é “finalmente vou terminar o médio, vou ao meu baile, já vou poder dizer q acabei o médio” o outro é e agora? O que eu vou fazer depois do médio, vou ter que me tornar numa pessoa séria, que faculdade vou seguir, vou começar a trabalhar, e se a vida ficar pior?”
Este é um sentimento completamente normal, porque é uma fase das nossas vidas q nunca mais vai voltar, é o final de uma temporada temporada da série da nossa vida, e isto pode ser assustador para quem tem medo de mudança. É normal ficar nervoso, mas é importante perceber que a vida é feita de mudanças e não podemos ter medo de seguir com a nossa vida.
As vezes a pessoa muda completamente ao entrar no ensino médio, e isto muitas vezes se deve ao facto de que o ensino médio é a fase das nossas vidas em que a faixa cai e percebemos que estamos a crescer e daqui a pouco vamos ser nós a resolver os nossos problemas, inclusive já resolvemos alguns, e já não vamos depender dos nossos pais.tem quem era um aluno mediano no ensino de base e no médio explode, fica o melhor da turma, isto tem muito a ver com dedicação e força de vontade.
Há também muita gente que fica frustrada no médio, ou porque as matérias ficam mais difíceis, ou por que escolheram o curso errado, entre outros, e é mesmo complicado perceber q estamos a fazer algo que não gostamos, e pensar em mudar de curso, principalmente numa fase mais avançada, muita gente pensa “mas já cheguei até aqui, vou desistir?” ou “já estou muito velho pra começar tudo de novo” e são pensamentos completamente compreensíveis, no entanto temos que ter em mente que cada um tem o seu próprio tempo, não podemos achar que estamos atrasados na nossa própria vida só porque os nossos amigos estão um pouco mais a frente.
Por isso, aconselho àqueles que ainda não começaram o médio, a pensarem bem naquilo que querem fazer, se preciso, fazer um teste vocacional, só para evitar perderem muitos anos num curso que não é o ideal.
Agora quando penso que estou a acabar o ensino médio, penso nisso com entusiasmo, penso ” novas aventuras, novas pessoas, vou trabalhar para atingir os meus goals, vou esforçar-me para ter boas notas na faculdade”, e assim também atraio coisas boas.
Conselhos para quem está a começar o médio
- Não é preciso deixar de sair com os amigos para estudar ou vice-versa, tem como fazer as duas coisas, é só saber separar o tempo para cada uma
- É sempre bom fazer atividades extracurriculares, aprender um novo idioma enquanto a mente está fresca, fazer um curso, estas coisas ajudam muito no futuro.
- Mantenham sempre contato com pessoas de uma ou duas classes acima, peçam provas antigas para estudar, peçam ajuda com uma matéria difícil, pois estas pessoas estiveram onde vocês estão e podem ajudar
- Aproveitem ao máximo, saiam com os amigos, criem memórias, por que muitos de vocês vão perder contacto e vão parar de se ver, para além de ser uma fase que não volta, então é importante criar memórias e ter histórias para contar.
- Saibam diferenciar aproveitar a vossa adolescência e estragar o vosso futuro, estas duas coisas não estão relacionadas mas muita gente confunde. existem erros permanentes que afetam o nosso futuro então não vale apena correr o risco.
Estes foram os meus conselhos para vocês, espero ter vos ajudado de alguma forma, e tanto para aqueles que estão a começar e a acabar o ensino médio, boa sorte! ☺️
NOTA: Este tema foi escrito pela Wiza Kurizemba, uma adolescente de 16 anos, estudante finalista do ensino médio.
Na minha vez, tinha dois pensamentos também: um deles era ir para uma universidade com as minhas amigas e o outro era escolher qual curso iria me decidir a fazer, pois de certeza tinha apenas a vontade de me tornar professora. Se dediquem aos estudos enquanto estiverem no ensino médio, poderá facilitar e muito a vida que virá depois. E, bom trabalho.
Na minha vez, tinha dois pensamentos também: um deles era ir para uma universidade com as minhas amigas e o outro era escolher qual curso iria me decidir a fazer, pois de certeza tinha apenas a vontade de me tornar professora. Se dediquem aos estudos enquanto estiverem no ensino médio, poderá facilitar e muito a vida que virá depois.