Metas para 2025?
Todos os anos é a mesma coisa, não é? Fazemos uma lista de metas no início de Janeiro, cheias de entusiasmo, e prometemos a nós mesmas que desta vez será diferente. Mas, honestamente, quantas vezes essa lista foi esquecida antes de Março?
E se eu disser que não é sobre fazer mais, mas sim sobre fazer melhor?
No início de 2024, algo *clicou em mim e percebi que, as metas grandes só fazem sentido quando as dividimos em pequenos passos concretos. Foi essa abordagem que me ajudou a lançar novos projectos, enquanto equilibrava a minha vida pessoal e suas variantes com a vida profissional.
Aqui vão algumas dicas que funcionaram para mim:
– Escolhi 4 prioridades principais para o ano e não tentei fazer tudo de uma vez.
– Planeei em ciclos de 90 dias, uma meta por trimestre, o que facilitou a minha gestão e me permitiu controlar e concluir as etapas do processo.
– Utilizei o Trello – para mim, tem que estar tudo escrito e a facilidade desta ferramenta me permite ajustar, remarcar, rever e marcar os pontos resolvidos me mantém motivada, além da facilidade da organização. Tentei também utilizar uma agenda e confesso que o Trello é mais fácil, a agenda é necessária, mas tenho mais dificuldades com ela, simplesmente esqueço.
Agora, há algo muito importante: as metas precisam ser levadas a sério. Mais do que promessas soltas, elas são compromissos connosco. Mesmo quando parece que não há tempo, é fundamental assumirmos o papel de pessoas adultas e lembrar-nos de que, as decisões que tomamos não surgem do nada, elas são soluções que definimos para resolver um problema ou alcançar um objectivo.
Sim, celebrar as conquistas por mais pequenas que sejam, é revitalizante e a melhor parte, é que pode ser com coisas pequenas como um café especial, uma tarde de descanso ou algo que realmente lhe faz se sentir bem – vou aplicar em 2025 🎈
Eu sei que, como mulheres, temos uma tendência natural para nos dispersarmos do foco, entre trabalho, família e responsabilidades diárias, é fácil perder o fio à meada. Mas manter o foco é essencial e pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é um acto de inteligência. Por isso, use o Trello, tenha uma boa agenda e dê prioridade a si mesma.
E então, quais são as suas prioridades para 2025? Vamos partilhar ideias e apoiar-nos neste caminho.
Deixe um comentário