Espanha torna-se campeã pela primeira vez e escreve o seu nome na história do futebol feminino ao sagrar-se campeã da copa de futebol mundial em 2023.
Espanha e Inglaterra jogaram a final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez, a selecção conhecida como La Roja venceu a Inglaterra por 1 a 0 e teve a honra de levantar o troféu da competição em Sydney, na Austrália.
O título comprova a hegemonia recente da Espanha em diferentes categorias do futebol feminino: a seleção é a atual campeã da Copa do Mundo no sub-17 e no sub-20, ganhou a Liga dos Campeões Feminina da UEFA nas temporadas 2020/2021 e 2022/2023.
Aliás, a Espanha é a terceira nação europeia da história a conquistar a Copa Feminina; as outras duas foram Noruega (1995) e Alemanha (2003 e 2007). O resultado quebra um jejum de 16 anos, tempo que as seleções da Europa passaram longe do troféu.
Segundo o portal MEON, “neste confronto inédito em finais de Copa, a Espanha entrou em campo com a determinação de superar a memória de sua derrota nas quartas de final do campeonato europeu do ano anterior, justamente para a Inglaterra.
Ao longo da partida, a Espanha criou a maioria das oportunidades de gol, e a capitã Olga Carmona marcou um gol crucial aos 29 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, a Espanha teve a chance de ampliar sua vantagem por meio de um pénalti, mas a goleira inglesa, Mary Earps, fez uma defesa importante no chute cobrado por Jenni Hermoso.”
Imagem: FONTE